A ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior surge na sequência da candidatura ao programa comunitário SAVE II, da Comissão Europeia, apresentada pela AMCB - Associação de Municípios da Cova da Beira, com o propósito se promover a utilização de recursos endógenos, e proporcionar a criação de emprego e o estabelecimento de condições para o aparecimento óptimo do fornecimento energético a nível regional.
Esta agência tem como objectivos, contribuir para o aumento da eficiência energética, através da utilização racional da energia e da conservação de energias, e para o melhoramento do aproveitamento dos recursos endógenos na Beira Interior. A agência procura ainda promover a introdução de conceitos de eficiência energética e ambientais nos processos de planeamento e ordenamento do território, fomentar a utilização de soluções e tecnologias adequadas à conservação de energia e de menor impacte ambiental promovendo a criação de novas actividades económicas e emprego, contribuindo deste modo para o desenvolvimento sustentado da região.
Para se delinear uma nova estratégia de desenvolvimento é necessário ocorrer uma mudança na forma de pensar, perceber e definir valores, ou seja é preciso “repensar a reforma, reformar o pensamento”. E, de fato, vive-se um processo de mudança de visão do mundo na ciência e na sociedade, uma mudança de paradigma radical. É nesse novo paradigma que deverá ser analisada a energia para o desenvolvimento sustentável. O uso e consumo da energia, bem como a gestão energética, deverão ser reavaliados de forma a incorporar soluções sustentáveis.
De outra maneira, para que a mudança possa atender à reconciliação entre economia e meio ambiente é necessária uma mudança civilizacional e, como alguém dizia, a solução requer uma passagem de uma “civilização do ter” para uma “civilização do ser”.
Dr. Carlos Santos (Diretor da ENERAREA)