Notícias

  • Ver Imagem
    20-09-2021

    A ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, integra o consorcio LOCALCIR

    sendo este um projeto para promover o empreendedorismo e a inovação nas empresas da economia circular, através do programa INTERREG Espanha Portugal (POCTEP). Este projeto pretende criar um serviço de apoio à promoção do espírito empreendedor e favorecer a consolidação de novas ideias de negócio na economia verde e setor de economia circular. Assim, ao promover novos produtos e processos baseados na sustentabilidade local, LOCALCIR irá ajudar a melhorar a competitividade das empresas rurais.
  • Ver Imagem
    09-09-2021

    A ENERAREA reforça a sua estratégia energética com projetos na área florestal e define projetos que permitirão contribuir para o crescimento económico sustentado da região.

    A Floresta portuguesa ocupa mais de um terço do país em terrenos privadas e a estrutura da propriedade é muito fragmentada, predominando o minifúndio, o que tem sido desde logo uma barreira para uma boa gestão florestal do território.
  • Ver Imagem
    30-06-2021

    Projeto GEFRECON: Plano-Piloto na região da Beira Interior, ENERAREA realiza ação de formação sobre uso e manutenção de equipamentos.

    No âmbito do projeto GEFRECON - Gestão Florestal Conjunta para prevenção de incêndios no território POCTEP, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) é um dos 5 (cinco) beneficiários está a implementar um Plano-Piloto que incide sobre a gestão florestal conjunta como forma de prevenir a ocorrência de incêndios.
  • Ver Imagem
    14-06-2021

    ENERAREA promove concursos públicos para aquisição de energia para os Municipios Associados, com vista á poupança de 2,5 milhões de Euros

    A ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, prosseguindo o que tem sido a sua atuação ao longo dos últimos anos, em conjunto com vários Municípios seus associados, constituiu agrupamentos de entidades adjudicantes para a aquisição de energia elétrica em Baixa Tensão Normal, Baixa Tensão Especial e Média Tensão, obtendo dessa forma os melhores preços do mercado liberalizado permitindo desta forma grandes poupanças aos Municipios envolvidos.
  • Ver Imagem
    16-03-2021

    ENERAREA desenvolve importante ferramenta de gestão de Biomassa florestal - gefrecon SIG -

    O projeto GEFRECON - GEstión FoREstal CONjunta para prevenção de incêndios em território POCTEP pretende promover a Gestão Florestal Conjunta tendo como finalidade a redução do risco de incêndio florestal no território POCTEP.
  • Ver Imagem
    23-02-2021

    Em 2020 foram recolhidas mais de 10 toneladas de óleos alimentares usados (OAU) nos municípios da Região Beiras e Serra da Estrela

    A ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, em representação dos seus Municípios Associados e em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira, iniciou em 2010 o processo de recolha e valorização de OAU.
  • Ver Imagem
    16-02-2021

    ENERAREA estuda Implementação de Rede de Centros de recolha e processamento da Biomassa residual na região.

    O Projeto PROMOBIOMASSE - Interreg Sudoe destina-se a impulsionar o mercado energético da biomassa florestal nos territórios envolvidos e especificamente em Portugal no território de abrangência da ENERAREA e tem como objetivo desenvolver um modelo de gestão da oferta e procura que aplique o conceito de "circuito curto" e que solucione os problemas atuais como a destruturação da oferta, o "minifúndio" da propriedade florestal, os métodos de exploração ineficazes.
  • Ver Imagem
    05-02-2021

    Legislador deve "prolongar" atuais contratos entre municípios e EDP

    Presidente da Associação das Agências de Energia diz que prazo para definir regras das novas concessões eléctricas é curto. Este ano terminam 228 contratos de concessão entre as autarquias e a EDP.
  • Ver Imagem
    17-12-2020

    Festas Felizes

    São os Votos de toda a equipa! Que 2021 seja repleto de boas energias...
  • Ver Imagem
    27-11-2020

    Webinar "Desafios das novas concessões de distribuição de eletricidade em baixa tensão", 02 de Dezembro, 14h30

    Com a liberalização do mercado energético, as autarquias podem optar pela exploração direta da distribuição de eletricidade em baixa tensão ou pela concessão a um qualquer operador da rede de distribuição através de procedimentos concursais. Os concursos para as concessões de eletricidade em baixa tensão arrancam em 2021 e é neste contexto que o webinar "Desafios das novas concessões de distribuição de eletricidade em baixa tensão" pretende debater o futuro da rede elétrica, os desafios e riscos que devem ser equacionados na criação de áreas de concessão e na operação e gestão da rede de baixa tensão, a harmonização tarifária e o(s) modelo(s) de negócio possível(eis).