22-06-2020

ENERAREA desenvolve projeto EERES4WATER

Otimização e gestão energética do ciclo da água nas Beiras e Serra da Estrela

O projeto EERES4WATER - Promover a eficiência dos recursos, nexus água-energia através de Energias Renováveis e Eficiência Energética é financiado pelo Programa Interreg Atlântico com um orçamento total de 3.1 milhões de euros e centra-se nas questões da relação água-energia e otimização da gestão de energia do ciclo da água.

Este projeto - EERES4WATER - visa otimizar a gestão de energia de todo o ciclo da água. Além disso este projeto de Cooperação Atlântica pretende implementar inovações tecnológicas e articular políticas comuns - aos níveis institucional, técnico e social - para aumentar a eficiência energética e a utilização de fontes renováveis nos processos e recursos relacionados com o ciclo integrado da água, através do envolvimento da administração pública, universidades, centros de investigação, PME e associações empresariais das regiões.

EERES4WATER tem um orçamento de 3.1 milhões de euros

O EERES4WATER (Promoting Energy-water Nexus resource efficiency through Renewable Energy and Energy Efficiency) tem um orçamento de 3,1 milhões de euros, financiado com 2,3 milhões de euros pela União Europeia através do Programa Interreg Espaço Atlântico, que apoia projetos de cooperação transnacional em 36 regiões atlânticas para o seu desenvolvimento e crescimento sustentável.

Estas regiões partilham problemas semelhantes no que respeita à elevada interdependência energia-água, exigindo um quadro político específico alinhado com as diretivas europeias e ações conjuntas em matéria de avanços tecnológicos.

O objetivo final do projeto é transformar este desafio numa oportunidade e posicionar a região na vanguarda da sustentabilidade da energia e da água - em termos de eficiência de recursos e capacidade de produção de energia limpa.

Como resultado da intervenção, é esperado um aumento na capacidade de produção de energia renovável ligada à água; a adoção de padrões de eficiência energética através da introdução no mercado de novas soluções tecnológicas; a implementação do Serviço Transnacional de Tecnologias de Energia e Água, que reunirá todo o conhecimento técnico gerado; a criação de novas cadeias de valor e o desenvolvimento de políticas e estratégias de eficiência energética focadas no emprego e no crescimento regional.

Além de um planeamento integrado de sustentabilidade e eficiência na procura de energia dentro do ciclo da água, o plano de capitalização dos resultados do projeto será associado a uma série de medidas standards, protocolos e estratégias tecnológicas para promover a eficiência dos recursos e uma economia de baixo carbono, bem como reduzir os poluentes atmosféricos nessas regiões.

A ENERAREA integra o Consorcio de parceiros do projeto e é responsável pelo Grupo de Trabalho - Melhorar o ambiente institucional nexus água-energia na região Atlântica

Este grupo de trabalho tem como principal objetivo melhorar o ambiente institucional no uso direto e na adoção de padrões de eficiência energética que possam ser alcançados na região. Os parceiros envolvidos no projeto fornecerão o “State of the art” estado de arte na sua região, aproveitando os diferentes pontos de vista que a variabilidade deste consórcio fornece.

As principais ações serão dedicadas:

  • À identificação de cadeias de valor existentes e potenciais e principais diferenças no setor de energia renovável;
  • À avaliação do status do nexus água-energia no espaço atlântico: mapeamento de competências versus necessidades esperadas de potenciais projetos de energia renovável e fornecedores de tecnologia;
  • Ao estudo de barreiras e desafios, criando uma Visão estratégica energética na componente water-energy-Nexus com a definição de metas para a redução do consumo de energia e para a crescente utilização de energia renovável regional. Além da abordagem tradicional, será feita uma abordagem inovadora baseada na metodologia Quantitative Story Telling para análise e elaboração de conclusões;
  • Ao desenvolvimento de soluções organizacionais relacionadas ao fornecimento de informações dirigidas aos utilizadores finais sobre oportunidades de economia de energia;
  • Ao desenvolvimento de soluções operacionais, como uma etiqueta de certificação para processos e tecnologias relacionados ao water-energy-Nexus.

A ENERAREA assumiu no âmbito deste projeto, promover junto das autarquias da região o uso de novas tecnologias e metodologias na deteção de fugas e perdas de água na Rede de Abastecimento em Baixa mitigando um dos grandes problemas nas redes de abastecimento.