13-07-2020

NA UBI, ENERAREA APROVA RELATORIO DE CONTAS E APRESENTA BALANÇO MUITO POSITIVO

No auditório da Universidade da Beira Interior, instituição também fundadora da ENERAREA, reuniu a Assembleia Geral desta organização, onde foi apresentado e aprovado o relatório de contas.

Durante a reunião o Diretor Carlos Santos referiu que a ENRAREA deu continuidade aos objetivos já definidos e às medidas e ações previstas e programadas, concretamente na execução de projetos e interação com os Municípios associados, bem como com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente – Rede Nacional, onde atualmente a ENERAREA está representada com o cargo de Presidente da Direção.

Referiu ainda que no ano de 2019 foram mantidas das relações de cooperação com a CCDRC com a CIM Beiras e Serra da Estrela, entre outras entidades, e também com os seus associados, para além de manter uma colaboração com a Associação de Municípios da Cova da Beira - AMCB nas suas atividades de planeamento e intervenção na procura de respostas na vertente de otimização e racionalização de consumos energéticos em infraestruturas municipais, assim como o fomento e a promoção de projetos na área das energias renováveis.

Procurou-se ainda estreitar o relacionamento com Secretaria de Estado da Energia (SEE), Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), ADENE - Agência para a Energia, Ministério do Ambiente e Agência para o Desenvolvimento e a Coesão (AD&C).

A direção da ENERAREA durante o Ano de 2019 deu ainda enfase a várias iniciativas de cooperação transfronteiriça que resultaram em projetos aprovados com diversas entidades internacionais dando destaque aos projetos na área da biomassa, otimização energéticas em edifícios públicos de carater histórico e a projetos nexo – água – energia. 

Carlos Santos acrescentou ainda que foram reforçadas redes de incorporação de saber tecnológico com instituições de Ensino Superior, nomeadamente a UBI, o IPCB e o IPG.