16-03-2021

ENERAREA desenvolve importante ferramenta de gestão de Biomassa florestal - gefrecon SIG -

O projeto GEFRECON - GEstión FoREstal CONjunta para prevenção de incêndios em território POCTEP pretende promover a Gestão Florestal Conjunta tendo como finalidade a redução do risco de incêndio florestal no território POCTEP.

É um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 e aborda uma temática de grande preocupação no território transfronteiriço como é a gestão de riscos relacionados com o clima, e mais concretamente, a redução do risco de incendio florestal, através da mobilização de recursos e promoção para que se alcance a gestão de territórios florestais.

A ENERAREA desenvolveu no âmbito deste projeto, com a colaboração dos sócios envolvidos, uma ferramenta SIG em “open source” e multiplataforma que permite, visualizar e analisar informação geoespacial sob a forma de uma base de dados especializada, relacionando várias premissas operacionais e territoriais, e desta forma gerar uma análise da biomassa disponível criando uma oportunidade acrescida de avaliar os efeitos de gestão da biomassa florestal residual.

Esta ferramenta SIG identifica a biomassa florestal residual disponível no território, e a sua valorização será fundamental na prossecução de um dos objetivos principais do projeto GEFRECON, a diminuição do risco de incendio, associado à criação de valor para o que muitas vezes é caracterizado de desperdício.

A integração e disponibilização do módulo de simulador gestão de biomassa florestal residual permite a previsão da quantidade de biomassa disponível, sendo assim, uma ferramenta importante para controlo e avaliação da sua exploração e disponibilidade, apoiando desta forma na definição de estratégias de planeamento da exploração e escoamento da biomassa. Esta aplicação tem como objetivos específicos, a Redução da área ardida, Redução da importação de combustíveis Fósseis, Valorização da Biomassa florestal residual e o Aumento da atratividade apela gestão florestal.

‘’Consideramos que a ‘’gefrecon_SIG’’ é uma importante ferramenta de gestão da biomassa disponível, considerando a escala geográfica territorial abrangida, permitindo estudar os cenários do ponto de vista económico e ambiental’’afirma o Diretor Geral da ENERAREA Carlos Santos.

 

Site da aplicação http://sigamcb.pt/visualizador/gefrecon

 

Conheça o projeto em https://www.gefrecon.eu/