30-06-2021

Projeto GEFRECON: Plano-Piloto na região da Beira Interior, ENERAREA realiza ação de formação sobre uso e manutenção de equipamentos.

Esta semana no Jornal do Fundão, AMCB Executa 5,4 milhões de Euros em Fundos Comunitários, dos quais 3,8 milhões referentes ao Portugal 2020 nos seguintes projetos, - cadREDES - Cadastro das redes de saneamento e abastecimento de águas dos aglomerados urbanos dos municípios AMCB. - AMCBadapt- Ações de sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas. - Combate às discriminações e aos estereótipos - Formação de públicos estratégicos - Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela Estes projetos foram cofinanciados pelo Portugal 2020, Centro 2020, POISE, POSEUR e POAT

A região identificada para implementação do plano-piloto foi a da Beira Interior, compreendendo o território definido pelos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso, com 6.868,66 km2 e uma população de 241.705 habitantes (CENSOS 2011).

Através da ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, que além de ser associada da RNAE, é também uma das entidades beneficiárias do projeto GEFRECON, beneficiando esta, da implementação do Plano-Piloto na sua área de atuação (Municípios da região), procurando promover-se uma estratégia global de intervenção envolvendo as autarquias numa gestão florestal integrada e conjunta deste território com o objetivo de prevenir a ocorrência de incêndios.

Sendo este um tema sempre preocupante, a ENENAREA no âmbito deste projeto vai realizar no próximo dia 30 de junho no jardim publico de Belmonte uma formação sobre, uso e manutenção de equipamentos – Motosserras e Motorroçadoras dirigido aos técnicos dos Municipios da área de atuação.

Foram também cedidos equipamentos para apoio e prevenção de incêndios, tais como Motorroçadoras, Motosserras, Ancinhos separadores, Enxadas Portuguesas e Pás Bico, a todos os Municipios.