20-09-2021

A ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, integra o consorcio LOCALCIR

Esta semana no Jornal do Fundão, AMCB Executa 5,4 milhões de Euros em Fundos Comunitários, dos quais 3,8 milhões referentes ao Portugal 2020 nos seguintes projetos, - cadREDES - Cadastro das redes de saneamento e abastecimento de águas dos aglomerados urbanos dos municípios AMCB. - AMCBadapt- Ações de sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas. - Combate às discriminações e aos estereótipos - Formação de públicos estratégicos - Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela Estes projetos foram cofinanciados pelo Portugal 2020, Centro 2020, POISE, POSEUR e POAT

O objetivo geral do LOCALCIR é promover iniciativas e ações que visem o desenvolvimento de um setor econômico sustentável, que utilize recursos endógenos e crie produtos de alto valor agregado. Isto significará a implementação de diversos serviços em colaboração com empresas, administração publica e agentes sociais.

Para isso, entre outras ações, será criada uma metodologia de roteiros verdes para o desenvolvimento da economia verde e circular no meio rural. Do mesmo modo, será lançado um serviço de apoio permanente e promovido o modelo circular com 225 empresas do universo Ibérico, criadas sob este ‘’guarda-chuva’’ ou melhoradas nas suas atividades e processos.

A metodologia que resulta do projeto permitirá planear futuras políticas de economia verde e circular em qualquer parte do território  POCTEP, graças ao desenho de estratégias de promoção de negócios baseadas em recursos sustentáveis. Além disso, a capacidade das instituições de promoção de negócios na região EUROACE será reforçada através do serviço de apoio às rotas verdes.

‘’Este projeto promoverá o espírito empreendedor e favorecerá a implementação de iniciativas empresariais do mundo rural, baseadas na economia verde e circular, um modelo fundamental para o futuro da região.’’ Carlos Santos Diretor ENERAREA