27-02-2015

ENERAREA auxilia empresas a reduzir custos com energia elétrica

A formação destina-se às PME's da região e consiste na realização de ações de formação e execução de um plano de eficiência energética.

A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior vai implementar o Projeto Nacional PME - GALP PROENERGY. Trata-se de um Programa de sensibilização dirigido às Pequenas e Médias Empresas (PME) para a eficiência energética ao nível da electricidade. A iniciativa surge no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2013 - 2014) e tem o apoio da ERSE e da RNAE, em parceria com a Galp Energia.

Trata-se de um programa que visa atuar na mudança de comportamentos face ao consumo de energia elétrica com o objetivo de promover a redução dos consumos de energia nas Pequenas e Médias Empresas da Região. “O Programa Galp ProEnergy PME tem como público-alvo os gestores de topo e quadro decisores das PME, particularmente das empresas que apresentem maior potencial para redução dos consumos de electricidade – ramo alimentar, industrial, comércio e hotelaria”, refere Carlos Santos, diretor geral da ENERAREA.

O Programa contempla 25 ações de formação gratuitas de cinco horas. Depois, as empresas são convidadas a elaborar um plano de ação de eficiência energética, que implementarão sozinhas ou com a colaboração da ENERAREA, “no sentido de receberem aconselhamento sobre as melhores práticas de utilização da energia nos vários setores de atividade e também as melhores medidas a adotar para iniciar a implementação dos planos de eficiência energética”, de acordo com a Agência, acrescentando que “as empresas que apresentem melhores resultados na implementação de medidas e ações de eficiência energética serão distinguidas com o selo Galp ProEnergy”.