30-05-2016

ENERTECH Sabugal - 1ª Feira das Tecnologias da Energia

Duas entidades presididas por Rui Ventura, viram aprovados 2 700 000 € em candidaturas para a região das Beiras e Serra da Estrela. A Associação de Municipios da Cova da Beira e a ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente da Beira Interior, ambas presididas por Rui Ventura, Presidente do Municipio de Pinhel, apresentaram várias candidaturas ao PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, sendo este um instrumento muito importante de apoio e desenvolvimento de projetos de eficiência energética, concebido no âmbito da regulação económica e que a lei acolheu e consagrou como medida de política pública, com o objetivo de promover a eficiência no consumo de energia elétrica e de gás natural.

Realiza-se entre os dias 2 e 5 de Junho no Sabugal a 1ª Feira dedicada a Energia 

Nos dias 2, 3, 4 e 5 de junho, decorrerá no Sabugal, junto ao Tribunal / Largo da Fonte, a 1.ª edição da ENERTECH SABUGAL 2016 – 1ª FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA AS ENERGIAS, encontro de promoção, divulgação e demonstração em torno do mundo das energias.Sob o lema “SABUGAL, FONTE DE ENERGIA NATURAL”, esta feira pretende ser uma mostra tecnológica para profissionais do setor das energias e floresta, procurando explorar as oportunidades de valorização económica assentes no aproveitamento energético das fontes naturais.

No tempo em que os temas da eficiência energética, da mitigação do carbono, do uso controlado dos recursos e da procura de novas soluções amigas do ambiente e promotoras do conforto humano se desenvolvem, o Sabugal quer assumir-se como território central, pelo potencial instalado, mas também pelo potencial latente inexplorado. Este ano vamos dar particular ênfase à Biomassa Florestal. Propomo-nos adotar um figurino que, ano após ano, resultado da experiência organizativa adquirida e das tendências dos mercados da energia, enfatize uma temática.

Complementarmente, esta feira estará também vocacionada para a temática de implementação e desenvolvimento de estratégias de eficiência energética.

A abertura da Feira está marcada para as 17 horas do dia 2 de junho com encerramento às 22 horas. Nos restantes dias a abertura é às 13h30 e o encerramento às 22 horas.

No dia 3 de junho, sexta-feira, pelas 14 horas, destaque para a Conferência “A Biomassa Florestal Residual: a sua Importância para o Desenvolvimento do Interior”, que pretende ser um espaço de discussão e encontro de ideias sobre as potencialidades desta fonte de energia nos territórios do interior do país.

No dia 4 de junho, sábado, terão lugar vários workshops dirigidos por Entidades com responsabilidades na área das tecnologias para a energia, sendo o último dia dedicado à apresentação de produtos e empresas representados na Feira.

Em paralelo, durante os quatro dias da Feira decorrerá em espaço preparado para o efeito um conjunto de atividades de promoção, divulgação e demonstração de equipamentos, bem como atividades lúdicas, tais como Pista de Carros Elétricos, Pump Track Bike, Teste Drive Kids e Cozinha Solar.