01-02-2020

Carlos Santos reeleito Presidente da RNAE

Esta semana no Jornal do Fundão, AMCB Executa 5,4 milhões de Euros em Fundos Comunitários, dos quais 3,8 milhões referentes ao Portugal 2020 nos seguintes projetos, - cadREDES - Cadastro das redes de saneamento e abastecimento de águas dos aglomerados urbanos dos municípios AMCB. - AMCBadapt- Ações de sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas. - Combate às discriminações e aos estereótipos - Formação de públicos estratégicos - Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela Estes projetos foram cofinanciados pelo Portugal 2020, Centro 2020, POISE, POSEUR e POAT

Para o triénio 2020-2022 é intenção da nova Direção, presidida por Carlos Santos, Diretor-Geral da ENERAREA, desenvolver projetos e iniciativas que garantam, por um lado, a sustentabilidade financeira da RNAE, e, por outro, promovam a participação das Agências de Energia e Ambiente, numa lógica integrada, participativa e cooperativa, nesses projetos e iniciativas, tendo em vista o reforço da imagem, a nível nacional, deste esforço coletivo. Por outro lado, procurar-se-á apoiar e acompanhar as Agências de Energia e Ambiente nas questões relativas ao seu enquadramento jurídico e estatutário, no seu funcionamento e atividades desenvolvidas e programadas e no seu relacionamento com os seus municípios associados.

Como vem sendo habitual, desde 2013, como suporte destas iniciativas estarão programas de apoio financeiro ao nível da eficiência energética como o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), que surgirá com novas regras, esperando-se que venha a incluir novos vetores energéticos regulados pela ERSE e que seja mais equilibrado do ponto de vista da distribuição orçamental.
Ao nível europeu procurar-se-á criar parcerias com parceiros europeus com experiência ao nível da mobilização de consórcios e gestão de projetos no âmbito do Horizonte 2020, Horizonte Europa (2021-2027), INTERREG V-A ESPANHA-PORTUGAL, INTERREG V SUDOE e INTERREG Espaço Atlântico, assim como nos próximos INTERREG para o período 2021-2027. No contexto nacional, e dada a elegibilidade da RNAE, procurar-se-á oportunidades ao nível do Fundo Ambiental e Fundo Azul.

Por outro lado, mantem-se importante a aproximação da RNAE às instituições e organismos que definem as políticas da energia, ambiente e desenvolvimento sustentável em Portugal. Assim, é propósito da Direção realizar reuniões periódicas com as instituições públicas responsáveis por estes temas, entre as quais as Secretarias de Estado da Energia, do Ambiente, e, do Planeamento, Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e ADENE - Agência para a Energia.

Procurar-se-á, ainda, a aproximação às Agências de Energia espanholas e à Associação que as representa, a ENERAGEN, por forma a constituírem-se parcerias estratégicas que resultem em candidaturas ibéricas conjuntas e em ações de cooperação transfronteiriça.

No domínio da formação e capacitação é ainda importante apoiar as Agências de Energia na satisfação das suas necessidades formativas, tirando, para este efeito, partido da cooperação efetuada com diversas instituições e empresas com quem a RNAE estabeleceu protocolos.

Direção:
- Presidente: ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, representada por Carlos Santos, Diretor-Geral.

- Vice-Presidente: AREANATejo - Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo, representada por Diamantino Conceição, Diretor-Técnico.

- Vogal-Efetivo: ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, representada por Sérgio Marcelino, Presidente do Conselho de Administração.

- Vogal-Efetivo: AdEPorto - Agência de Energia do Porto, representada por Rui Pimenta, Administrador-Executivo.

- Vogal-Efetivo: S.ENERGIA - Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, representada por Susana Camacho, Administradora-Delegada.

Mesa da Assembleia-Geral:
- Presidente: ENERGAIA - Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto, representada por Joaquim Borges Gouveia, Presidente do Conselho de Administração.

- Vice-Presidente: LISBOA E-NOVA - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, representada por Filipa Sacadura, Secretária-Geral.

- Secretário: OESTE SUSTENTÁVEL - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, representada por Rogério Ivan Rodrigues, Diretor-Executivo.

Conselho Fiscal:
- Presidente: AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, representada por Filipe Oliveira, Presidente do Conselho de Administração.

- Vice-Presidente: AREA ALTO MINHO - Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho, representada por Susana Silva, Técnica-Superior.

- Vogal-Efetivo: ENERDURA - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura, representada por Miguel Lacerda, Diretor-Técnico.