14-02-2020

RNAE reúne Agências de Energia em Belmonte

Esta semana no Jornal do Fundão, AMCB Executa 5,4 milhões de Euros em Fundos Comunitários, dos quais 3,8 milhões referentes ao Portugal 2020 nos seguintes projetos, - cadREDES - Cadastro das redes de saneamento e abastecimento de águas dos aglomerados urbanos dos municípios AMCB. - AMCBadapt- Ações de sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas. - Combate às discriminações e aos estereótipos - Formação de públicos estratégicos - Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela Estes projetos foram cofinanciados pelo Portugal 2020, Centro 2020, POISE, POSEUR e POAT

A reunião, presidida por Carlos Santos, Presidente da Direção, em representação da ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, teve como objetivo reforçar o posicionamento das Agências de Energia e Ambiente nos seus territórios de intervenção através do fortalecimento da sua estrutura institucional, técnica e financeira.

A troca de experiências entre Agências de Energia e Ambiente assume-se como uma forma de cooperação estratégica para um modelo de funcionamento institucional a replicar nas diversas áreas de abrangência das Agências de Energia e Ambiente portuguesas. Os desafios que se colocam às Agências de Energia e Ambiente nesta nova década são cada vez mais evidentes, estando subjacentes no PNEC - Plano Nacional Integrado Energia e Clima, o principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030, pelo que o reforço da cooperação entre Agências é fundamental para uma atuação integrada e coesa nos territórios.