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AMBIENTE
Neste contexto a ENERAREA durante os anos 2005 a 2009 deu continuidade à realização de acções de formação sobre a análise de projectos de acústica, uma vez que, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro (RGR) que regulamenta o controlo do ruído, surgiu a necessidade de se proceder à avaliação de projectos acústicos por parte dos departamentos técnicos dos municípios.
ENERGIA
Com o intuito de implementar nos municípios as medidas de optimização do consumo energético apresentados pelos estudos já realizados em termos de viabilidade técnica e económica de Optimização Energética nos Edifícios Públicos e Iluminação Pública a ENERAREA desenvolveu acções de formação:
CENTRO DE EMPREENDEDORISMO AGRO-AMBIENTAL – CEAA
A ENERAREA em parceria com outras entidades, nomeadamente com a ADM Estrela, interlocutora do projecto, ADRUSE, GLOBAL CHANGE, NRC-APPC, ANJE desenvolveram um projecto com o objectivo de identificar estratégias e iniciativas consistentes de desenvolvimento dos territórios, centradas na identificação das potencialidades locais, que criem novas oportunidades à criação de micro e pequenas empresas na Beira Interior, com o intuito de desenvolver os objectivos específicos; de realizar estudos que identifiquem as necessidades no que concerne à constituição de micro-empresas auto-sustentáveis de cariz agro-ambiental; de potenciar a inovação agrícola fomentando o desenvolvimento de novas culturas, de novas espécies “Incubadora Agro-Ambiental”, bem como de promover, divulgar e escoar os produtos agrícolas produzidos na região do interior, através da criação de pontos de venda. Foi ainda desenvolvido pela ENERAREA um website http://www.ceaa.com.pt/ onde estão reflectidos os resultados e produtos do projecto.
JOGO PEDAGÓGICO - QUINTA DO CONHECIMENTO - MINI EMPREENDEDOR
No âmbito deste projecto a ENERAREA em parceria com os restantes sócios do projecto desenvolveram um jogo pedagógico - Quinta do Conhecimento - Mini Empreendedor. O objectivo deste Recurso Pedagógico consiste em promover junto da camada jovem estudantil (1º ciclo), o tema agro-ambiental numa perspectiva abrangente e de integração dos quatro domínios, agricultura, ambiente, turismo e empreendedorismo, onde se poderão abrir oportunidades interessantes de intervenção a nível local, bem como alertar a camada jovem para algumas situações práticas do mundo rural (agro-ambiental) e fomentar a iniciativa empreendedora de actividades enquadradas nesta área.
Por outro lado este recurso pedagógico visa implementar um método eficaz de comunicação e de conhecimentos nas diversas áreas que o projecto aborda, de diferentes formas, no sentido de colmatar as lacunas existentes no âmbito educacional.
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