Concluído

Plano de Acção Intermunicipal de Valorização Energética

Promover a adopção de políticas e medidas para garantir a segurança do abastecimento, fomentar o desenvolvimento sustentável e promover a competitividade nacional.

As grandes linhas da política energética portuguesa tal como enunciadas nos últimos anos são as de: garantir a segurança do abastecimento, fomentar o desenvolvimento sustentável e promover a competitividade nacional. Para a prossecução destes objectivos a ENERAREA em pareceria com os municípios associados da AMCB tem vindo a promover a adopção de políticas e medidas abarcando vectores instintos, com incidência em uma ou mais das grandes linhas de políticas enunciadas.

Deste modo e tendo em conta quer as directrizes do Quadro de Referência Estratégico Nacional vigente quer o Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Associação de Municípios da Cova da Beira, a ENERAREA com base nos vectores mais relevantes e orientações da Comissão Europeia bem como das necessidades económicas e sociais da região, tem realizado e desenvolvido medidas e projectos na área da Eficiência Energética e Energias Renováveis nomeadamente:

  • Estudos de caracterização sectorial,
  • Reforço das actividades de divulgação, promoção, formação a todos os níveis, em prol da eficiência energética de edifícios
  • Acompanhamento de projectos de promoção e eficiência no sector público,
  • Promoção das melhorias e vantagens da instalação do solar fotovoltaico na região;
  • Realização de estudos de viabilidade da utilização de tecnologias renováveis, para a produção de electricidade, por via fotovoltaica.
  • Pressão das autoridades competentes de forma a assegurada uma estabilidade nas tarifas, de modo a induzir confiança nos agentes económicos da região;

Últimos Projetos

Todos os Projetos