Com um investimento total de 5,3 milhões de euros ao longo da última década, a ENERAREA implementou uma série de iniciativas destinadas a reduzir os consumos energéticos na região, como é o caso da substituição da iluminação ineficiente no interior de edifícios e recintos desportivos fechados, instalação de climatização através de bombas de calor para climatização de edifícios e para AQS, instalação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos e utilização de sistema geotérmico no edifício das Termas da Fonte Santa. Estes esforços resultaram em numa poupança anual estimada em 3,2 milhões de euros, demonstrando o impacto positivo das ações da ENERAREA no combate ao desperdício de energia e na promoção da eficiência energética.
Um dos destaques desses projetos é a substituição de mais de 100.000 luminárias de iluminação pública por tecnologias mais eficientes e sustentáveis. Essa iniciativa, realizada em parceria com a ENERAREA, trouxe não apenas economias significativas de energia, mas também melhorias tangíveis na qualidade da iluminação pública, contribuindo para a segurança e o bem-estar dos cidadãos da região, garantindo poupanças superiores a 70% de energia e emissões de Co2.
Ao celebrar o Dia Mundial da Eficiência Energética, a ENERAREA reafirma o seu compromisso de continuar a promover práticas sustentáveis e investindo em soluções inovadoras para enfrentar os desafios energéticos atuais e futuros. Esses esforços não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também geram impactos positivos em toda a comunidade, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.
Segundo o seu Diretor Geral Carlos Santos, ‘’ao celebrar o Dia Mundial da Eficiência Energética, a ENERAREA reafirma o seu compromisso de continuar a promover práticas sustentáveis e investindo em soluções inovadoras para enfrentar os desafios energéticos atuais e futuros. Esses esforços não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também geram impactos positivos em toda a comunidade, impulsionando o desenvolvimento económico e social de forma sustentável.’’