10-07-2015

RETALER - Rede Transfronteiriça de Autoridades Locais em Energias Renováveis

O RETALER visa o desenvolvimento de estudos e implementação de medidas na área das energias renováveis.

Este projeto desenvolvido em parceria com a Diputación de Badajoz (DIPBA), Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE Associação de Municípios do Norte Alentejano (AMNA), Diputación de Cáceres (DIPCC), Diputación de Huelva (DIPH), Diputación de Zamora (DIPZ), Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano (AMTF-NT), Diputación de Salamanca (DIPSA), Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), Diputación de Ourense (DEPOU), Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular (EIXO), tem um orçamento global de €2.500.000.00.

O RETALER visa o desenvolvimento de estudos e implementação de medidas na área das energias renováveis e durante o ano 2009 forma desenvolvidas as seguintes actividades:

  • Elaboração de estudo sobre as potencialidades dos resíduos agrícolas como biomassa no desenvolvimento do espaço rural.
  • Instalação de uma unidade de produção de energia solar fotovoltaico. (projecto Piloto)
  • Desenvolvimento de uma página internet para o projecto 

A ENERAREA auxiliou a AMCB na elaboração das actividades a candidatar e está neste momento a apoiar a AMCB e na implementação dessas actividades. Este projecto permitiu que se instalasse de projecto-piloto de produção de energia eléctrica através da energia solar bem como um projecto de solar térmico que produz energia para aquecimento de águas quentes sanitárias. Estes projectos foram instalados num edifico municipal em Pinhel e estão a ser utilizados como projectos-piloto para a população em geral.

Mais uma vez a ENERAREA foi a entidade que acompanhou o desenvolvimento do projecto bem como toda a sua instalação no terreno. De referir que este projecto permitiu ainda que se fizesse um estudo de quantificação de biomassa proveniente da agricultura e da floresta com vista a avaliar o potencial de biomassa nos municípios associados da AMCB.